A AngloGold Ashanti – Unidade Serra Grande, na cidade de Crixás, recebeu, na tarde de hoje, 30 de janeiro, representantes do Poder Público do Estado de Goiás. Na oportunidade, foi realizada uma vistoria em nossa barragem de rejeitos e constatada a estabilidade da estrutura, assim como a gestão e controle da empresa, sempre priorizando a segurança de seus empregados e das comunidades.
A empresa esclarece que a barragem Serra Grande é segura e enfatiza que adota todos os padrões e normas nacionais e internacionais para suas estruturas. O fator de segurança da barragem é de 1.64, ou seja, acima da recomendação dos órgãos reguladores.
O barramento possui como diferenciais de segurança a existência de canais “corta-rio”, ou seja, drenos periféricos que diminuem a possibilidade contribuição externa de água de chuva; um sistema interno autodrenante, que minimiza a presença de água na barragem; estrutura complementar na face do maciço adicional à estrutura do barramento em si, que aumenta sua estabilidade; além de uma borda livre – distância entre o rejeito e o topo do barramento – de 5 m, mais do dobro que o usualmente utilizado em estruturas assim (aproximadamente 2 m).
A barragem tem 32 piezômetros em quatro linhas para controle do nível d’água e conta com auditorias periódicas nacionais e internacionais, tanto internas e quanto externas. Uma característica diferenciada do material utilizado no alteamento da Barragem é que ele tem granulometria mais grossa, não contendo lama, o que faz com que tenha alta capacidade drenante e fique mais seco facilmente. Os visitantes puderam inclusive caminhar sobre o rejeito seco.
As barragens da companhia atendem às exigências dos órgãos regulamentadores e fiscalizadores nas diferentes esferas. A AngloGold Ashanti está sempre aberta ao diálogo e se coloca à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos em seu canal de atendimento: 0800 72 71 500.
Fonte: Assessoria de imprensa da empresa